Hidroponia
É muito comum a discussão sobre a agricultura orgânica, e algumas vezes, certa confusão se instala quando se fala do cultivo hidropônico, que apesar de menor agressão ao meio ambiente, não é a mesma coisa.
A partir do texto que se encontra no link abaixo entenda essa diferenças:
Agora faça uma pesquisa mais ampla apontando o que mais aproxima as duas técnicas, descrevendo semelhanças e benefícios no tripé da sustentabilidade.

A agricultura hidropônica
ResponderExcluirA agricultura hidropônica é o cultivo de plantas sem o uso do solo em sua produção, elas são suspensas em uma mistura de água + nutrientes, ou seja, o processo de produção não é natural. São utilizados uma grande diversidade de produtos químicos, principalmente para o seu rápido crescimento.
• Principais características desse modo de produção;
Ocupam menos espaço;
Recebem produtos químicos e as orgânicas não;
Podem conter impurezas, por não utilizar solo em sua produção diferentemente da produção orgânica;
Sua produção melhora a qualidade de vida apenas do produtor;
Quais seus benefícios no tripé da sustentabilidade;
“Sua utilização é uma solução que permite combater mudanças climáticas; degradações do meio ambiente, extinção de várias espécies geradas por meio do avanço humano em áreas florestais, superexploração dos recursos naturais.”
“O cultivo hidropônico tem como uma base que não utiliza terra, sendo esta substituída por uma solução de água enriquecida com nutrientes, entre outras alternativas. Graças ao seu baixo uso de recursos, revela-se uma opção mais sustentável em relação à agricultura tradicional.”
“A utilização de um sistema hidropônico de cultivo pode ser trazer grandes vantagens, como uma melhor qualidade de produção, redução da mão de obra, diminuição do tempo de cultivo e do uso de agrotóxicos, aproveitamento correto de água e nutrientes pelos vegetais, maior tempo de prateleira dos alimentos, além da maior aceitação dos produtos hidropônicos pelos consumidores. Por outro lado, os custos para a implantação esse tipo de sistema depende da construção de estufas, instalação de sistemas hidráulicos e elétricos, mesas e outros aparelhos que, além de serem de alto custo, necessitam de manutenção mais frequente.”
Referências: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/rama/article/view/6178/3477
https://www.infoescola.com/agricultura/hidroponia/
https://tropicalestufas.com.br/agricultura-organica-e-hidroponica-entenda-as-principais-diferencas-entre-as-tecnicas/#:~:text=Na%20agricultura%20hidrop%C3%B4nica%2C%20as%20plantas,para%20o%20crescimento%20da%20planta
Semelhanças entre a hidropônica e orgânica e a sustentabilidade
ResponderExcluirA agricultura orgânica apresenta um plantio quase incomum, apesar de utilizar áreas vastas para o cultivo, apresenta características que visam o desenvolvimento sustentável, o que é comprovado pelo trecho retirado do site mundo educação:
“A agricultura orgânica é um modelo de produção caracterizado por não utilizar fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, sementes modificadas, reguladores de crescimento animal e intensa mecanização das atividades, visando a reduzir os impactos ambientais, além de cultivar produtos alimentícios mais saudáveis.”
A agricultura hidropônica e realizada de uma ainda mais incomum, logo que ela é formada por táticas que dispensam a utilização de terras logo que é realizada por um sistema hidráulico que sustenta as plantas as nutrindo com fertilizantes químicos que vem decorrente dessas águas.
A agricultura orgânica apresenta um sistema sustentável diferente da hidropônica, visto que a orgânica se desfaz de fertilizantes químicos. Dessa forma evitando a poluição terrestre com componentes químicos agregados por meios não naturais. Agricultura hidropônica utiliza meios aquíferos para conservar o solo numa tentativa de diminuir a poluição.
“A hidropônica tem como principais vantagens a economia de tempo e de mão-de-obra; a possibilidade de programar melhor a produção; a oferta constante de produtos; a não necessidade das operações de preparo do solo para o plantio; o melhor aproveitamento dos fertilizantes; a não utilização de máquinas e implementos agrícolas e o trabalho mais leve, em comparação com o cultivo em solo”
De acordo com o Iberdrola
”A hidroponia é uma solução que permite combater as mudanças climáticas, a degradação do meio ambiente e a extinção de espécies ocasionadas pela superexploracao e pelos cultivos intensivos. Também permite um uso mais racional da água, um bem cada vez mais escasso. Da mesma forma, os cultivos hidropônicos são mais rentáveis e fáceis de controlar, o que os converte em uma arma para combater a fome e reforçar a segurança alimentar, especialmente em países em vias de desenvolvimento. Segundo a empresa de consultoria Berkshire Hathaway, as previsões indicam que o mercado mundial da hidroponia cresça até atingir a cifra de 725 milhões de dólares em 2023, com uma taxa de crescimento anual composta de 18,1 %.”
Bibliografia
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/agricultura-organica.htm