Práticas agrícolas sustentáveis em São João do Manhuaçu

 

Práticas agrícolas sustentáveis em São João do Manhuaçu



Imagem disponível em https://images.uncyc.org/pt/d/d8/S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_do_Manhua%C3%A7u.jpg


Hoje iniciaremos uma pesquisa bibliográfica a respeito das técnicas de sustentabilidade para a agricultura e pecuária que podem e devem ser utilizadas em nosso município.


Comentários

  1. Práticas sustentáveis na agricultura são:

    Manejo de pastos. Quando bem manejados, os pastos proporcionam boa proteção ao solo contra a erosão.
    Adubação.
    Controle das queimadas.
    Reflorestamento.
    Integração lavoura-pecuária-floresta.
    Descarte correto das embalagens.
    Rotação de culturas.
    ja para as praticas de sustentabilidade na pecuária

    Adquira rações com enzimas.
    Promova a recuperação de pastagens degradadas.
    Utilize bebedouros para o gado.
    Aposte na Integração Lavoura-Pecuária.
    Invista no tratamento de estrume.

    ResponderExcluir
  2. Táticas a para a agropecuária sustentável municipal
    A prática do desenvolvimento sustentável é essencial em todas as cidades, entretanto, em cidades com uma densidade demográfica menor, a prática pode ser exercida e abordada mais rapidamente, principalmente se o maior percentual de agricultores é caracterizado pela agricultura familiar. Desse modo, é perceptível que o meio mais viável para cidades pequenas é a abordagem de táticas sustentáveis no âmbito familiar, onde será mais rápido, compreensível e lucrativo.
    Declaração de Den Bosch, em 1992: “A Agricultura Sustentável é o manejo e conservação dos recursos naturais e a orientação de mudanças tecnológicas e institucionais que assegurem a satisfação das necessidades humanas para o presente e as futuras gerações. É uma agricultura que conserva o solo, a água e os recursos genéticos animais, vegetais e micro-organismos, não degrada o meio ambiente; é tecnicamente apropriada, economicamente viável e socialmente aceitável”.
    Para um desenvolvimento resistente é necessário táticas que visam a produtividade, estabilidade, sustentabilidade, resiliência e invulnerabilidade. Os habitantes sanjoanenses devem se adaptar a essas formas de conservação ambiental.
    “O desenvolvimento de agroecossistemas com características de ecossistemas naturais, tornando-os mais estáveis e diversificados, é, portanto, de grande relevância. A ilPF é uma estratégia promissora capaz de conciliar ecoeficiência com desenvolvimento socioeconômico, reunindo esforços entre setores público e privado (BAlBINO et al., 2011a)."
    A agricultura é um dos pilares da economia local. Dessa forma, deve ser tratada como tal, e quão maior o valor dos alimentos melhor para o lucro, o surgimento de vagas para mão de obra, mas sem degradação ambiental, a seguir táticas para isso.
    “A ilP é descrita como a diversificação, rotação, consorciação e/ou sucessão das atividades de agricultura e de pecuária dentro da propriedade rural, de forma harmônica, constituindo um mesmo sistema, de tal maneira que haja benefícios para ambas (VIlelA et al. 2001; KluthcOuSKI e yOKOyAMA, 2003; AlVAReNgA e NOce, 2005).
    A redução do uso de agroquímicos em razão da quebra dos ciclos de pragas, doenças e plantas daninhas é outro benefício potencial ao meio ambiente dos sistemas mistos, como a ilP (VIlelA et al., 2008).
    As fazendas que adotam a rotação lavoura-pasto na ilP como estratégia de produção agrícola na região do cerrado podem se beneficiar da melhor estabilidade de produção . No período das chuvas, as pastagens são mais produtivas, em virtude da melhoria da fertilidade do solo pelas lavouras. No período da seca, além da palhada e dos subprodutos de colheita, os pastos recém-estabelecidos permanecem verdes e com qualidade e quantidade para conferir ganhos de peso positivos, ao invés de perda de peso, comum neste período do ano, na maioria das fazendas do cerrado (VIlelA et al., 2011).”
    A seguir os tipos de pecuária que podem ser adotadas:
    “• Pecuária contínua, seja para produção de carne ou de leite: esta modalidade é viável para explorações tenrificadas e de maior retorno econômico. Para evitar a sazonalidade, devem-se armazenar alimentos na forma de silagem ou feno utilizando gramíneas de inverno.
    • Pecuária intercalada com agricultura: inversão do uso das glebas com agricultura e pecuária com várias vantagens, o que propicia a recuperação da estrutura física, da fertilidade química e do teor de matéria orgânica do solo em determinadas fases do sistema.
    • Pecuária sazonal: aproveitamento da pastagem para o ciclo em questão, quando existem problemas de compactação pelo pisoteio, distribuição desuniforme de cobertura remanescente, locais de concentração de rastros e distribuição desuniforme de esterco.” ( Embrapa).
    Depreende-se a adoção de medidas que venham ampliar o acesso a informação dos agricultores e pecuaristas locais, para a concretização deste ato.
    Referencias :https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/1111127/1/BalbinoAgriculturasustentavel.pdf

    ResponderExcluir
  3. O uso do solo com preparo excessivo e monocultivos e a degradação das pastagens. A reversão desse quadro pode ser conseguida por meio de tecnologias como o sistema de plantio direto (SPD), que contempla não só o preparo mínimo do solo, mas também a prática de rotação de culturas, e os sistemas de integração lavoura-pecuária (SILPs).
    • Sistema ILP e ILPF.
    • Diminuição dos gases de efeito estufa (GEE)
    • O consumo de água na pecuária.
    • O melhoramento genético e da qualidade da carne.


    Sistema ILPF: Esse sistema consiste na plantação de eucalipto em meio a pastagem para proporcionar sobra e absorção do gás toxico liberado pelo rebanho

    Diminuição gases estufa : O melhoramento das pastagens seria uma ótima sugestão, pois enquanto a pastagem cresce ela absorve toneladas de gás.
    Consumo de agua : o uso de bebedouros seria a escolha para conseguir regular quanto o rebanho bebe de agua, também sedo um meio de não do gado jogar agua fora e não fazendo barro no curral.
    Esses meios de uso sustentáveis além de serem uma produção “barata”, também ajudam o meio ambiente em função dos malefícios causados, pela produção e uso de defensivos agrícolas, que trazem mau tanto para o meio ambiente quanto para a saúde dos consumidores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sustentabilidade no campo

Trabalhando com o drive na pesquisa

Hidroponia